(66) 99907-1206 contato@taisbedin.com.br
Beautiful Wautoconsciencia Felicidade Mudancasoman Thinking Next To A Chalkboard With A Thought Bubble

Ser autoconsciente influencia a nossa vida?

Todas as ideias que você tem sobre você, o mundo e o futuro foram construídas ao longo de sua vida. Elas são resultado de sua relação com referências importantes como a família, sociedade, religião e cultura.

Com base em sua história, nas primeiras experiências relevantes da infância e a maneira como percebe a realidade são constituídas suas crenças, ou seja, elas são resultado de associações passadas, que permanecem armazenadas em sua memória implícita. Assim, podemos afirmar que nossas memórias moldam nossas percepções atuais, ou seja, percebemos a realidade com base em nosso próprio repertório.

A memória é construída basicamente de associações realizadas no seu passado, que atuam na sua percepção do presente e futuro, direcionando o foco de sua atenção, portanto o seu passado tem impacto significado em sua vida atual e futura.

Ao longo da vida você pode ter realizado conexões positivas e saudáveis, mas o inverso também é verdadeiro, e você pode ter desenvolvido conexões disfuncionais.

As crenças são manifestadas através do conteúdo dos pensamentos, revelando as regras e pressuposições de “como as coisas devem funcionar”. Ocorre que nossas convicções podem ser disfuncionais e gerarem impactos negativos para a vida e os relacionamentos.

O conteúdo dos pensamentos representa a interpretação de uma determinada situação, e este significado atribuído ao evento poderá influenciar a qualidade e intensidade das emoções e a maneira como nos comportamos. Os pensamentos surgem em sua mente através de frases ou imagens. Imagine a seguinte situação:

Em um estacionamento você cumprimenta um conhecido a distância e ele não responde, esta situação poderá gerar a seguinte interpretação: “ele não me viu”, sua emoção não seria alterada, você permaneceria tranquilo e continuaria suas atividades.

Porém, você poderia pensar: “será que eu fiz algo para ele não me cumprimentar?”, sua emoção seria ansiedade e seu comportamento poderia ser ir conversar com ele para verificar o que aconteceu.

Perceba que a situação permaneceu a mesma nos exemplos acima, mas a maneira como você a interpretou influenciou seu estado emocional e consequentemente seu comportamento. Pode-se afirmar que a maneira de perceber o evento tem impacto significado no modo como você irá se sentir e se comportar.

Você recorda que acima mencionei que o conteúdo dos pensamentos revelam as crenças? Então é possível acessar o seu mundo interno tornando-se consciente da maneira como você percebe a vida.

Ser uma pessoa mais autoconsciente influencia sua vida porque permite que identifique e avalie os impactos de suas crenças, promovendo mudanças que garantam uma vida mais autêntica e feliz.

A construção de uma vida saudável e com bem-estar é resultado das boas escolhas que fazemos à medida que desenvolvemos a capacidade de conhecer a si e o impacto de nossos comportamentos.

O processo psicoterapêutico tem a função de ajudá-lo a se tornar mais consciente de suas crenças e reformulá-las, se necessário, consequentemente promover, de modo colaborativo, uma atuação mais funcional ao alcance de suas metas.

Referencia:

Serra, Ana Maria. Estudo da Terapia Cognitiva: um novo conceito em psicoterapia. São Paulo: Criarp.

Tais Bedin

Psicóloga Clínica, atua desde 2010 na clínica, Especialista em Terapia Sistêmica para Casais e Famílias, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Facilitadora do Programa de Prevenção Friends for Life.

Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as pessoas a reconhecerem suas próprias possibilidades e a qualificar suas relações, para isso, desenvolve em seu consultório programas de prevenção e tratamento, para crianças, adolescentes e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *