(66) 99907-1206 contato@taisbedin.com.br

Psicoterapia Infantil e Adolescente

A partir de uma avaliação sistêmica, que compreendem aspectos biológicos, genéticos, interpessoais e ambientais, a psicoterapia neste contexto é um processo colaborativo, estruturado, de curta duração, voltado para o presente, com o objetivo de ensinar habilidades a serem utilizadas ao longo da vida, que se apresentam nas seguintes etapas::

Avaliação diagnóstica

Nesta primeira etapa serão realizadas entrevistas com os pais ou responsáveis, com a escola e com a criança ou adolescente, seguido da aplicação de escalas ou testes psicológicos.

Psicoeducação

Compreende o processo de orientar os responsáveis sobre as causas, sua frequência e características da sintomatologia e as alternativas e duração do tratamento. Esta etapa é fundamental devido ao papel determinante dos fatores contextuais em todo motivo da consulta.

Tratamento

Consiste no uso de técnicas, comprovadas cientificamente, específicas e eficazes para o tratamento.

Prevenção de recaída

Na fase final do tratamento as sessões são reduzidas, estarão conscientes da possibilidade de reveses temporários e são estimulados a utilizar as novas habilidades aprendidas em desafios futuros.

Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la, quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada,
devemos transformar a nós mesmos.

– Victor Frankl

Psicoterapia para Adultos

É um processo colaborativo, estruturado, de curta duração, voltado para o presente e direcionado para identificar os problemas que causam sofrimento e/ou impactam as áreas da vida do indivíduo, com ênfase na solução de problemas, no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e na reestruturação de crenças disfuncionais no intuito de promover uma mudança emocional e comportamental duradoura.

Avaliação diagnóstica

Nas sessões iniciais são coletados dados sobre a queixa e seus impactos em todas as áreas da vida, dados sobre sua história pessoal e aplicação de inventários ou testes psicológicos.

Psicoeducação

Nesta etapa são fornecidos os dados sobre as causas, sua frequência, características da sintomatologia, alternativas e duração do tratamento.

Tratamento

Consiste no uso de técnicas, comprovadas cientificamente, específicas e eficazes para o tratamento.

Prevenção de recaída

Corresponde à fase final do tratamento considerando a ampliação do repertório de recursos de enfrentamento, as sessões são reduzidas, e o psicoterapeuta fomenta uma atitude autônoma diante dos desafios futuros.

Aspectos importantes da Psicoterapia

A terapia cognitiva comportamental apresenta eficácia comprovada a partir de inúmeras pesquisas e suas técnicas são validadas cientificamente.

A partir destes dados, hoje é possível realizar um tratamento eficaz de curta duração, de 12 a 24 sessões.

O processo é colaborativo, ou seja, ambos trabalham durante o processo, o terapeuta e o indivíduo tem um papel ativo.