(66) 99907-1206 contato@taisbedin.com.br
WhatsApp Image 2021 11 24 At 13.44.04

A escolha da creche

Muitos estudos buscam compreender os impactos causados pelo trabalho dos pais na vida dos filhos, principalmente mães que trabalham em tempo integral.

Um dos fatores associados ao impacto da ausência da mãe que trabalha fora é o tipo de assistência substituída recebida pela criança.

Entre estes fatores pode-se  considerar os impactos causados pela escolha da creche, que pode depender do tipo, duração, qualidade e estabilidade do serviço e a idade em que a criança começa a receber cuidados não maternos.

O temperamento e o gênero também podem influenciar no processo de adaptação, sendo observado que as crianças tímidas ficam mais estressadas do que as sociáveis, e os meninos são mais vulneráveis ao estresse, na creche e em outros lugares, do que as meninas.

Um fator crítico na determinação dos efeitos da creche é a qualidade dos cuidados que a criança recebe, que poderá ser medida por características estruturais e de processo.

As características estruturais envolvem aspectos como treinamento dos funcionários e proporção entre crianças e cuidadores.

WhatsApp Image 2021-11-19 at 09.48.10

Nas características de processo, pode-se considerar aspectos como afetuosidade, sensibilidade, responsividade dos cuidadores e a adequação das atividades ao nível de desenvolvimento da criança.

O elemento mais importante na qualidade da assistência prestada a criança na creche é o seu cuidador.

Interações estimulantes com adultos responsivos são cruciais para o desenvolvimento cognitivo, linguístico e psicossocial.

Em um estudo, observou-se que interações afetuosas e dedicadas com funcionários de creches estavam associadas a uma incidência menor de comportamentos problemáticos em crianças.

Uma baixa rotatividade de funcionários é outro importante fator na qualidade da creche, as crianças precisam de coerência nos cuidados para que possam desenvolver confiança e relações de apego seguras.

A estabilidade facilita a coordenação entre os pais e os cuidadores da creche, o que pode ajudar a evitar os efeitos negativos das longas horas de permanência nesse lugar .

Você sabe como escolher uma boa creche para o seu filho?

A seguir algumas perguntas que podem te auxiliar na hora da escolha.

As instalações estão licenciadas, atendem aos requisitos mínimos de saúde, incêndio e segurança ?

São limpas e seguras e possuem espaço coberto e ao ar livre suficientes?

A creche funciona com pequenos grupos, apresenta uma alta proporção adulto-criança e um quadro de funcionários estável, competente e com alto grau de envolvimento?

Os cuidadores recebem treinamento em desenvolvimento infantil, são afetuosos, carinhosos, acolhedores, responsivos e sensíveis?

Fazem valer sua autoridade, mas sem serem muito restritivos ou controladores, ou apenas tomam conta das crianças?

O programa promove bons hábitos de saúde?

A creche proporciona um equilíbrio entre atividades estruturadas e liberdade para brincar, sendo atividades apropriadas para a idade?

As crianças têm acesso a materiais e brinquedos educativos que estimulam o domínio das habilidades cognitivas e comunicativas, respeitando o ritmo da criança?

O programa incentiva a autoconfiança, a curiosidade, a criatividade e a autodisciplina e promove a autoestima, o respeito pelos outros e as habilidades sociais?

A creche encoraja as crianças a fazerem perguntas, a resolverem problemas, a expressarem sentimentos e opiniões e a tomarem decisões?

Ajuda os pais a aprimorar habilidade para educar a criança, promove a cooperação com escolas públicas, privadas e comunidade?

Ao considerar estes aspectos você poderá realizar uma escolha melhor que atenda as necessidades da criança. 

Tais Bedin

Psicóloga Clínica, atua desde 2010 na clínica, Especialista em Terapia Sistêmica para Casais e Famílias, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, com formação em Neuropsicologia e em Disciplina Positiva.

Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as famílias a enfrentarem os desafios do desenvolvimento infanto-juvenil, ajudar as crianças e adolescentes a superaram as adversidades e a desenvolverem habilidades para a vida.

Para isso, desenvolve em seu consultório orientações para ajudar os pais a criar vínculos mais respeitosos com seus filhos e realiza psicoterapia para crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *