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A Importancia Da Av Neuropsi

Como a avaliação neuropsicológica pode facilitar o planejamento pedagógico do professor

A avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes é um método de investigação diagnóstica das alterações cognitivas e comportamentais associadas a quadros neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos, e pode colaborar no diagnóstico diferencial de diversos casos clínicos.

Por meio desta avaliação é possível identificar alteração cognitiva e comportamental, início, frequência e intensidade das alterações ou sintomas, bem como o impacto nas atividades de vida diária, ocupacional, educacional, social e pessoal.

O desempenho escolar pode ser afetado por alterações cognitivas, comportamentais, sociais e familiares e pode indicar que há algo de errado no desenvolvimento. No ambiente escolar os professores conseguem, precocemente, identificar possíveis dificuldades e encaminhar para avaliação com os profissionais adequados de acordo com a queixa.

O fato da sala de aula ter um número expressivo de alunos e o professor ter o conhecimento das etapas do desenvolvimento infanto-juvenil possibilita a identificação precoce de possíveis transtornos do neurodesenvolvimento.

A avaliação neuropsicológica por ter um caráter fenomenológico, além de nosológico, permite a identificação das facilidades e dificuldades do aluno. A identificação do perfil neuropsicológico auxilia na construção de um planejamento de intervenção pedagógico que atenda às necessidades do aluno facilitando o trabalho do professor. Para ajudá-los a compreender gostaria de apresentar o seguinte exemplo:

Duas crianças são encaminhadas para avaliação neuropsicológica com a queixa de desatenção e dificuldade de aprendizagem da leitura. Após a realização dos procedimentos de avaliação foram observados na primeira criança que não havia prejuízo em memória operacional e controle inibitório, linguagem preservada, porém com prejuízo em flexibilidade cognitiva e sintomas de ansiedade que se caracterizam em transtorno de ansiedade generalizada. Na segunda criança foram identificados déficits em memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva com linguagem preservada, que corroboram a hipótese de um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Apesar da queixa inicial ser muito semelhante, a avaliação neuropsicológica auxilia no diagnóstico diferencial e indica as intervenções mais adequadas para cada um dos quadros acima. Imagine um iceberg, é como se a queixa inicial fosse a ponta dele e a investigação neuropsicológica permite identificar o que está por baixo, ou seja, o que está causando as dificuldades do aluno. Com a identificação da causa do problema são selecionadas as melhores intervenções personalizadas e cientificamente comprovadas beneficiando o professor, o aluno e a família no desenvolvimento das habilidades necessárias.

Tais Bedin

Psicóloga Clínica, atua desde 2010 na clínica, Especialista em Terapia Sistêmica para Casais e Famílias, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, com formação em Neuropsicologia e em Disciplina Positiva.

Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as famílias a enfrentarem os desafios do desenvolvimento infanto-juvenil, ajudar as crianças e adolescentes a superaram as adversidades e a desenvolverem habilidades para a vida.

Para isso, desenvolve em seu consultório orientações para ajudar os pais a criar vínculos mais respeitosos com seus filhos e realiza psicoterapia para crianças e adolescentes.

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