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Você já se perguntou o que é disciplina?

Quando você pensa em disciplina o que vem a sua mente? Muitos pais acreditam que disciplinar é o mesmo que punir ou acreditam que é necessário utilizar a punição para ensinar disciplina. No entanto, a palavra disciplina significa ensinar, ou seja, através da disciplina os pais podem ensinar habilidades que ainda não foram desenvolvidas.

A disciplina positiva é uma abordagem baseada em respeito mútuo e cooperação para ensinar habilidades para a vida, com ênfase em uma postura gentil e firme.

As habilidades para a vida se referem a um conjunto de competências cognitivas que serão desenvolvidas ao longo dos primeiros 24 anos e que se traduzem em comportamentos como: resolver problemas, dividir, saber esperar, tolerar um não, organizar a sua própria bagunça, contribuir com a organização da casa, cumprir os horários, dentre outros.

Muitas vezes as crianças e adolescentes não se comportam mal porque não querem, mas porque não conseguem e não possuem, ainda, um repertório de habilidades suficientes para lidar com a situação problema.

Quando os pais compreendem esses conceitos se tornam mais condescendentes com os erros e os percebem como oportunidades para ensinar as habilidades que estão ausentes.

Esta abordagem incentiva os pais a adotarem duas posturas ao educar:
– Ser gentil, ou seja, ser respeitoso ao tratar das dificuldades comportamentais, o que é completamente diferente de autorizar o mau comportamento ou mimar, pois isso não seria respeitoso, mas também ser respeitoso consigo. Aqui gentileza é igual a respeito;
– Ser firme está relacionado com adotar uma postura de sabedoria, estimulando as crianças a desenvolverem habilidades necessárias em uma situação similar no futuro.

O objetivo de disciplinar passa a ser não apenas interromper o mau comportamento, mas principalmente prepará-los no desenvolvimento de um conjunto de habilidades cognitivas e socioemocionais para a vida.

Você pode começar a tratar os erros como grandes oportunidades de aprendizagem e aproveitar esses momentos para ensiná-los de maneira respeitosa e firme.

Fonte:
Nelsen, Jane. Disciplina Positiva. – 3. ed. – Barueri, SP: Manole, 2015.
Siegelc, Daniel J. Disciplina sem drama. São Pauolo: nVersos, 2016.

Tais Bedin

Psicóloga Clínica, atua desde 2010 na clínica, Especialista em Terapia Sistêmica para Casais e Famílias, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, com formação em Neuropsicologia e em Disciplina Positiva.

Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as famílias a enfrentarem os desafios do desenvolvimento infanto-juvenil, ajudar as crianças e adolescentes a superaram as adversidades e a desenvolverem habilidades para a vida.

Para isso, desenvolve em seu consultório orientações para ajudar os pais a criar vínculos mais respeitosos com seus filhos e realiza psicoterapia para crianças e adolescentes.

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