(66) 99907-1206 contato@taisbedin.com.br
Tarefa

Você sabe a diferença entre uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno específico de aprendizagem?

O Transtorno Específico da Aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por uma condição permanente, que corresponde a um padrão de dificuldade com uma frequência e intensidade definida, que causa impacto constante na funcionalidade da aprendizagem da criança ou do adolescente, caracterizando-se por dificuldades persistentes e prejudiciais nas habilidades básicas acadêmicas de leitura, escrita e/ou matemática.

Já a Dificuldade de Aprendizagem é um termo bastante abrangente que está relacionado com diferentes situações, como métodos pedagógicos não assertivos, metodologias de ensino não adequadas, ambiente físico desfavorável, assim como causas relacionadas também ao próprio aluno.  Dificuldade de Aprendizagem de maneira geral pode ser passageira e passíveis de serem solucionadas, muitas vezes no próprio ambiente escolar (p. ex., dificuldade de leitura).

QUANDO EU DEVO BUSCAR AJUDA?

Tanto a Dificuldade de Aprendizagem quanto um Transtorno Específico da Aprendizagem causam diversos sinais passíveis de serem observados por professores e até mesmo pelos pais, entre eles podemos destacar:

  • Baixo rendimento escolar como notas baixas;
  • Dificuldade para compreender ou realizar tarefas;
  • Dificuldade de concentração, coordenação e memória;
  • Dificuldade na escrita, leitura, soletração ou matemática;

As dificuldades podem causar uma perda na confiança em si próprio e gerar frustação na criança/adolescente.

Muitas vezes causando na criança/adolescente uma baixa autoestima relacionada a dificuldade/transtorno.

Todos esses aspectos devem ser observados em crianças que, embora tenham instrução formal e apresentem todas as condições para o aprendizado, não o realizam.

Por isso, é fundamental buscar uma orientação especializada para ajudar a família e a escola a diferenciarem o que é uma dificuldade de um transtorno, e assim iniciar o tratamento garantindo um adequado desenvolvimento cognitivo e emocional.

QUAL O PROFISSIONAL INDICADO PARA ME AJUDAR?

É essencial ter em mente que dificuldade de aprendizagem e transtorno específico da aprendizagem são duas questões diferentes, que se manifestam de forma diferente e possuem tratamento diferente.

É comum que os professores sejam os primeiros a identificar a dificuldade solicitando assim o encaminhamento ao psicólogo, mas os pais também devem estar atentos ao desenvolvimento escolar dos seus filhos.

Portanto, na observação de qualquer sinal procure um neuropsicólogo para diferenciar dificuldade de transtorno.

É importante destacar que não receber o tratamento adequado pode prejudicar o desenvolvimento socioemocional da criança e do adolescente.

Tais Bedin

Psicóloga Clínica, atua desde 2010 na clínica, Especialista em Terapia Sistêmica para Casais e Famílias, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, com formação em Neuropsicologia e em Disciplina Positiva.

Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as famílias a enfrentarem os desafios do desenvolvimento infanto-juvenil, ajudar as crianças e adolescentes a superaram as adversidades e a desenvolverem habilidades para a vida.

Para isso, desenvolve em seu consultório orientações para ajudar os pais a criar vínculos mais respeitosos com seus filhos e realiza psicoterapia para crianças e adolescentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *